Um erro no Pix comum é a mensagem de "Chave Pix não localizada". Isso acontece quando o usuário tenta realizar uma transferência ou pagamento através de uma chave Pix que não é reconhecida pelo sistema.
Existem duas possíveis causas pra esse erro:
Você deve primeiramente verificar se digitou corretamente a chave, sem erros ou confusão de formato. É importante lembrar que existem diferentes tipos de chaves Pix, como CPF, CNPJ, número de celular e e-mail, e cada uma delas possui um formato específico.
Caso o erro persista, deve-se entrar em contato com a pessoa que receberá o pagamento ou transferência e confirmar se a chave informada está correta. Caso a pessoa não possua chave cadastrada, é possível sugerir o uso de uma chave aleatória.
O erro "acima do limite do Pix" ocorre quando alguém tenta fazer uma transferência ou pagamento que ultrapassa o limite de valores estabelecidos pelo sistema.
Cada pessoa tem um limite diário e mensal no Pix, além do limite noturno estabelecido pelo Banco Central. O envio pode ter ultrapassado qualquer um desses limites, o que causa o erro.
No RecargaPay, o limite diário padrão é de R$ 20 mil e o mensal é de R$ 40 mil.
É necessário aguardar o período seguinte pra realizar a transação, escolher outro aplicativo ou realizar o Pix em outro horário, respeitando os limites de valores estabelecidos pelo sistema.
Vale entrar em contato com o banco ou instituição financeira responsável pra solicitar uma mudança nos limites. É importante lembrar que esses limites existem pra garantir a segurança, mas caso o seu não esteja adequado às suas necessidades, solicitar a alteração é a melhor opção.
3. Pix se encontra fora do ar
O erro "Pix fora do ar" ocorre quando o sistema Banco Central ou o aplicativo da instituição financeira apresenta problemas de conexão. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como uma queda de energia, falhas na rede ou manutenções programadas.
Você pode tentar fazer a transação utilizando outro aplicativo de outro banco. Se a transação for concluída com sucesso, isso indica que o problema está relacionado ao aplicativo utilizado anteriormente.
No entanto, se o erro persistir mesmo após a tentativa em outro aplicativo, é provável que o problema esteja relacionado ao sistema do Banco Central. Nesse caso, a única solução é aguardar até que a situação seja normalizada.
É importante ressaltar que problemas de instabilidade no sistema do Banco Central, apesar de raros, podem ocorrer, mas geralmente são resolvidos em pouco tempo.
Esse erro ocorre quando o aplicativo tenta fazer um Pix, mas a transação não é concluída imediatamente.
Isso pode acontecer por vários motivos, como instabilidade no sistema do Banco Central, falha na conexão de internet, lentidão do próprio aplicativo ou uma grande quantidade de transações sendo processadas ao mesmo tempo.
A mensagem de "Pix em processamento" não significa necessariamente que houve algum erro, mas sim que a transação está sendo processada e ainda pode ser concluída, ou não.
Sabendo que o Pix em processamento não significa, necessariamente, um erro, confira 4 ações simples e práticas que podem resolver esse tipo de falha:
O erro "falha durante a liquidação da transação" no Pix ocorre quando o aplicativo não consegue completar a transação de pagamento, ou seja, não consegue realizar a transferência do dinheiro do pagador para o recebedor.
Uma das principais causas pra esse erro é a falta de saldo na conta do pagador pra realizar o pagamento. Se a pessoa tenta fazer uma transação e não possui saldo suficiente pra cobrir, o aplicativo não consegue liquidar a transação e a operação falha.
Uma das formas de resolver a falha durante a liquidação da transação é utilizar a opção de Pix no cartão de crédito. Essa opção permite que se faça transferências de dinheiro pelo Pix mesmo sem saldo em conta, utilizando o limite do cartão de crédito como fonte de pagamento.
Atualmente, o RecargaPay pratica a menor taxa do mercado no Pix com cartão, sendo 3,99% pra todos os clientes.
Essa é, inclusive, uma excelente alternativa pra quem está passando por imprevistos financeiros e precisa de uma grana extra. O Pix no cartão de crédito cai, para o recebedor, de forma instantânea e não é possível que pagamento foi feito com cartão de crédito.
6. Erro usando o Pix QR Code
O Pix QR Code é uma forma rápida e segura de realizar pagamentos via Pix. Seu uso está cada vez mais comum em e-commerces e estabelecimentos comerciais.
Esse erro no Pix acontece quando a pessoa tenta fazer a leitura do código QR fornecido pelo estabelecimento recebedor e a leitura apresenta falha.
Nesse caso, o problema pode estar relacionado com a configuração do código QR, que pode estar mal configurado ou ter perdido a validade, caso seja um código dinâmico. Outra possibilidade é que o código visual esteja incorreto ou ilegível, o que também pode impedir o pagamento via Pix.
Com isso, é recomendado que se entre em contato com o estabelecimento ou com o suporte técnico do aplicativo utilizado pra realizar o pagamento.
Uma opção é utilizar o Pix Copia e Cola, que é a versão do QR Code em formato alfanumérico. Essa alternativa elimina os erros que envolvem o código visual ou as limitações de leitura do mesmo, como problemas com a câmera do aparelho.
Caso o problema seja relacionado a um QR Code inválido ou mal configurado, a melhor solução é entrar em contato com quem emitiu o código e solicitar um novo QR Code válido. É importante informar o erro ocorrido e descrever detalhadamente a situação, pra que o problema seja resolvido o mais rápido possível.
7. Pix pra conta errada
O envio de Pix pra conta errada acontece quando a pessoa realiza uma transferência pra uma conta que não era a destinatária daquele valor. Esse tipo de erro pode acontecer por diversos motivos, como digitar uma chave incorreta.
Além disso, o erro também pode ser causado por engano do próprio usuário ao digitar os valores do Pix, como transferir um valor a mais ou a menos, ou ainda por fraude, em casos em que o criminoso se passa por outra pessoa pra receber a transferência.
Ao realizar uma transação via Pix, o dinheiro é transferido imediatamente pra conta destinatária. Portanto, é fundamental ter atenção durante a digitação das chaves e dos valores a serem transferidos.
A primeira coisa a fazer é entrar em contato com quem recebeu o dinheiro e solicitar a devolução do valor. É possível encontrar a pessoa através da chave utilizada na transação (como CPF, e-mail ou telefone) ou entrando em contato com o banco emissor do Pix.
Caso a pessoa se recuse a devolver o dinheiro, é possível utilizar o Mecanismo de Devolução Especial do Banco Central, que é uma opção pra casos em que não é possível reaver o valor diretamente com o recebedor.
Pra utilizar esse mecanismo, a pessoa deve entrar em contato com o seu banco, informar o ocorrido e fornecer as informações necessárias pra abertura do processo.
É importante ressaltar que o MED só pode ser utilizado em casos específicos, como por exemplo, quando a conta destinatária não existe ou quando há suspeita de fraude.