Como cancelar um Pix por fraudes, roubos ou falhas?
Para cancelar um Pix por fraudes, roubos ou falhas na transação, é preciso utilizar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Essa ferramenta foi criada pelo Banco Central para tornar o Pix mais seguro, e só pode ser aplicada nesses casos em específico.
Entre os golpes do Pix, um dos mais comuns é a clonagem de WhatsApp. Nesse caso, o golpista consegue acesso aos contatos da vítima no aplicativo de mensagens e solicita envios via Pix com a justificativa de algum imprevisto.
Se você foi vítima dessa ou de qualquer outra fraude no pagamento, você tem 80 dias para acionar o MED e solicitar o seu estorno do Pix.
O processo para receber o estorno de um Pix pelo MED é o seguinte:
A análise tem o prazo de até 7 dias para ser finalizada. Se o golpe for realmente confirmado, você recebe o dinheiro de volta em até 96 horas. Se não for, o recebedor vai ter o dinheiro desbloqueado.
Inicialmente, você não pode cancelar um Pix na hora e receber o seu dinheiro de volta, mas existem duas possibilidades para estornar a transação:
Como cancelar um Pix falando com o recebedor?
Nessa situação, você vai precisar falar com o recebedor, explicar o ocorrido e pedir que ele faça o estorno do Pix para a sua conta.
No caso de chaves de telefone ou e-mail, basta usar essas informações para entrar em contato com a pessoa. No caso do CPF, você pode fazer uma pesquisa no Google para tentar encontrar um meio de contato e solicitar o estorno do Pix ao destinatário.
Já se você recebeu um Pix por engano, saiba que a maior parte dos aplicativos bancários têm a função Devolver Pix.
No aplicativo RecargaPay, o caminho é o seguinte:
O Seguro Pix RecargaPay é a melhor opção para você não sofrer perdas com o golpe do Pix.
Ele protege todas as suas transações no RecargaPay e também em outros bancos e carteiras digitais, dando mais segurança para o seu dia a dia.
O tempo disponível para cancelar um Pix já concluído é, na prática, inexistente, pois as transações realizadas através deste sistema são instantâneas e irrevogáveis assim que processadas. Isso significa que, uma vez que o dinheiro é transferido da conta do pagador para a do recebedor, a transação é finalizada e não pode ser cancelada pelos envolvidos através dos meios normais do sistema Pix.
No entanto, em casos de agendamento de um Pix para uma data futura, é possível cancelar a transação antes que ela seja efetivada. Nessa situação, o cancelamento pode ser feito a qualquer momento até a data e hora programadas para a transferência. O prazo específico para cancelamento de um Pix agendado depende das políticas da instituição financeira através da qual o Pix foi agendado. Geralmente, os bancos permitem o cancelamento até o momento anterior à execução programada.
Através do Mecanismo Especial de Devolução, o prazo para solicitação é de 80 dias. Após a solicitação, se o caso realmente se enquadrar no MED, se inicia uma análise com prazo de 7 dias, que vai determinar se o pagamento deverá ou não ser devolvido. Em caso positivo, o prazo para estorno é de 96 horas.
Agora, no caso de falar com o recebedor, não existe um prazo definido. Assim que o valor é devolvido, ele já fica disponível na sua conta imediatamente.
Sim, mas essa opção não oferece a garantia de que o valor será devolvido. Você pode entrar em contato com seu banco e solicitar o reembolso, explicando que a transferência foi feita indevidamente.
O banco pode analisar o caso e entrar em contato com a instituição bancária que recebeu o valor, verificando se o caso se enquadra no Mecanismo Especial de Devolução.
No entanto, a instituição bancária pode analisar o caso e concluir que não há como ter certeza de que o envio foi feito erroneamente, por exemplo. Nesse caso, o reembolso não é realizado.
Nos casos de golpes, falhas técnicas ou roubos, sim, as regras do MED se aplicam ao Pix no cartão de crédito.
Na verdade, não importa se o dinheiro sai da conta do utilizador ou do saldo no cartão, o que importa é se o envio se encaixa nos requisitos do mecanismo do Banco Central.
Vale lembrar que, nesse caso, o estorno acontece diretamente na sua conta, e não no limite do seu cartão de crédito.
Porém, é importante ressaltar que a taxa aplicada ao Pix no cartão de crédito não é estornada. Dessa forma, é essencial se atentar à taxa aplicada no momento da transação.
O aplicativo RecargaPay oferece a taxa mais barata do Brasil, de apenas 3,89%.
Como no caso do Pix Agendado o valor não é enviado na hora, é possível cancelar. Para isso, você só precisa cancelar o agendamento, sem a necessidade de nenhum mecanismo ou ferramenta especial.
No RecargaPay, o processo para cancelar o agendamento é:
No entanto, se o Pix agendado já tiver sido enviado, não há como fazer o cancelamento. Nesse caso, ele se torna um envio “comum” e só é possível cancelá-lo dentro das regras do MED já mencionadas.
Não, não é possível cancelar um Pix que já está em processamento. O Pix foi desenvolvido para ser um sistema de pagamento instantâneo e, como tal, as transações são concluídas em poucos segundos. Uma vez que a ordem de pagamento é iniciada e os sistemas do Banco Central processam a transação, ela é considerada irreversível.
Se o Pix já estiver sido enviado e você perceber que cometeu um erro (por exemplo, enviou para a conta errada) ou em caso de suspeita de fraude, não é possível simplesmente cancelar a transação através dos mecanismos normais do sistema Pix. A rapidez e a finalidade das transações são, de fato, algumas das características que conferem ao Pix sua eficiência e segurança.
O consumidor pode contestar uma transação Pix em várias situações, principalmente quando suspeita de fraude, erro operacional ou não reconhecimento da operação. O Banco Central do Brasil estabelece diretrizes gerais para a contestação de transações, mas os processos específicos podem variar de acordo com cada instituição financeira. Aqui estão algumas situações em que uma contestação pode ser aplicável:
Qualquer pessoa pode cometer um erro na hora de enviar um Pix ou ser vítima de um novo golpe ou fraude online. Afinal, ninguém está imune a esse tipo de situação.
Por isso, é importante ter alguns cuidados para não errar na hora de fazer uma transferência ou pagamento e, assim, prevenir problemas ou minimizar os danos.
Confira as principais dicas para não errar na hora de enviar o seu pagamento: