Conheça as alternativas pra recuperar seu dinheiro em casos de fraudes ou erros na operação.
Pra cancelar um Pix por fraudes, roubos ou falhas na transação, é preciso utilizar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Essa ferramenta foi criada pelo Banco Central para tornar o Pix mais seguro, e só pode ser aplicada nesses casos em específico.
Entre os golpes do Pix, um dos mais comuns é a clonagem de WhatsApp. Nesse caso, o golpista consegue acesso os contatos da vítima no aplicativo de mensagens e solicita envios via Pix com a justificativa de algum imprevisto.
Se você foi vítima dessa ou de qualquer outra fraude no pagamento, você tem 80 dias pra acionar o MED e solicitar o seu estorno do Pix.
O processo pra receber o estorno de um Pix pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED) é o seguinte:
Inicialmente, você não pode cancelar um Pix na hora e receber o seu dinheiro de volta, mas existem duas possibilidades pra estornar a transação:
O tempo disponível pra cancelar um Pix já concluído é, na prática, inexistente, pois as transações realizadas através do sistema são instantâneas e irrevogáveis assim que processadas. Isso significa que, uma vez que o dinheiro é transferido da conta do pagador para a do recebedor, a transação é finalizada e não pode ser cancelada pelos envolvidos através dos meios normais do sistema Pix.
No entanto, em casos de agendamento de um Pix pra uma data futura, é possível cancelar a transação antes que ela seja efetivada. Nessa situação, o cancelamento pode ser feito a qualquer momento até a data e hora programadas pra transferência. O prazo específico pra cancelamento de um Pix agendado depende das políticas da instituição financeira através da qual o Pix foi agendado. Geralmente, os bancos permitem o cancelamento até o momento anterior à execução programada.
Nessa situação, você vai precisar falar com o recebedor, explicar o ocorrido e pedir que ele faça o estorno do Pix pra sua conta. No aplicativo RecargaPay, o caminho é o seguinte:
1
Abra o aplicativo e clique em Histórico na barra inferior
2
Procure pelo Pix que recebeu indevidamente e toque na transação
3
Toque na opção 'Devolver'. Confirme o valor e faça o reembolso
Através do Mecanismo Especial de Devolução, o prazo pra solicitação é de 80 dias. Após a solicitação, se o caso realmente se enquadrar no MED, se inicia uma análise com prazo de 7 dias, que vai determinar se o pagamento deverá ou não ser devolvido. Em caso positivo, o prazo pra estorno é de 96 horas.
Agora, no caso de falar com o recebedor, não existe um prazo definido. Assim que o valor é devolvido, ele já fica disponível na sua conta imediatamente.
Sim, mas essa opção não oferece a garantia de que o valor será devolvido. Você pode entrar em contato com seu banco e solicitar o reembolso, explicando que a transferência foi feita indevidamente.
O banco pode analisar o caso e entrar em contato com a instituição bancária que recebeu o valor, verificando se o caso se enquadra no Mecanismo Especial de Devolução. No entanto, a instituição bancária pode analisar o caso e concluir que não há como ter certeza de que o envio foi feito erroneamente, por exemplo. Nesse caso, o reembolso não é realizado.
Nos casos de golpes, falhas técnicas ou roubos, sim, as regras do MED se aplicam ao Pix no cartão de crédito.
Na verdade, não importa se o dinheiro sai da conta do utilizador ou do limite no cartão, o que importa é se o envio se encaixa nos requisitos do mecanismo do Banco Central. Vale lembrar que, nesse caso, o estorno acontece diretamente na sua conta, e não no limite do seu cartão de crédito.
Porém, é importante ressaltar que a taxa aplicada ao Pix no cartão de crédito não é estornada. Dessa forma, é essencial se atentar à taxa aplicada no momento da transação. O RecargaPay oferece as menores taxas do mercado!
Como no caso do Pix agendado o valor não é enviado na hora, é possível cancelar. Pra isso, você só precisa cancelar o agendamento, sem a necessidade de nenhum mecanismo ou ferramenta especial. No RecargaPay, o processo é:
1
Entre no aplicativo e clique em Histórico no menu inferior
2
Na lista, você verá o agendamento marcado como Agendado. Clique no envio
3
Toque em Cancelar agendamento e pronto
Não, não é possível cancelar um Pix que já está em processamento. O Pix foi desenvolvido pra ser um sistema de pagamento instantâneo e, como tal, as transações são concluídas em poucos segundos. Uma vez que a ordem de pagamento é iniciada e os sistemas do Banco Central processam a transação, ela é considerada irreversível.
Se após o envio do Pix você perceber que cometeu um erro (por exemplo, enviou pra a conta errada) ou em caso de suspeita de fraude, não é possível simplesmente cancelar a transação através dos mecanismos normais do sistema Pix. A rapidez e a finalidade das transações são, de fato, algumas das características que conferem ao Pix sua eficiência e segurança.
O consumidor pode contestar uma transação Pix em várias situações, principalmente quando suspeita de fraude, erro operacional ou não reconhecimento da operação. O Banco Central do Brasil estabelece diretrizes gerais para a contestação de transações, mas os processos específicos podem variar de acordo com cada instituição financeira. Aqui estão algumas situações em que uma contestação pode ser aplicável:
Qualquer pessoa pode cometer um erro na hora de enviar um Pix ou ser vítima de um novo golpe ou fraude online. Por isso, é importante ter alguns cuidados pra não errar na hora de fazer uma transferência ou pagamento e, assim, prevenir problemas ou minimizar os danos. Confira as principais dicas: