O Pix facilita nossa vida financeira, seja para pagar ou receber com mais rapidez e segurança. No entanto, em alguns momento esse sistema pode ficar fora do ar.
Com o Pix fora do ar, as pessoas acabam enfrentando problemas pra efetuar pagamentos ou até mesmo receber. Apesar de estar disponível pra uso 24h em todos os bancos e instituições financeiras, a instabilidade pode ser uma falha relacionada tanto ao seu dispositivo como ao banco ou sinal de internet.
O Pix pode estar fora do ar por alguma instabilidade do sistema de pagamento. Nesse caso, seria um problema geral que impede todos de pagar ou receber valores.
Uma das principais causas pode ser uma atualização no sistema de segurança ou até mesmo uma falha que imediatamente interrompe o funcionamento para a prevenção contra golpes. Caso passe por essa situação, basta esperar até que o problema seja solucionado.
Quando há uma falha da conexão no banco do pagador ou recebedor, isso pode gerar uma instabilidade que resulte no Pix fora do ar. Diante de casos como esse, os usuários também só podem aguardar, pois a solução está ao alcance apenas das instituições financeiras.
Vários bancos já passaram por situações que deixaram os sistemas offline por um determinado período. No entanto, em situações assim é possível continuar seus pagamentos online com o saldo em conta através de outras modalidades de transferência, como TED ou DOC.
O Pix fora do ar pode ser resultado de problemas no seu dispositivo. Diante de situações como essa, o pagamento pode não ser realizado. Uma falha na conexão com a internet, por exemplo, pode gerar “Pix em processamento”.
Caso o problema realmente esteja no seu dispositivo, algumas soluções como a troca de rede Wi-Fi pelos dados móveis podem solucionar. Ou então, reinicie seu dispositivo pra forçar a parada e limpar os aplicativos em segundo plano.
Não é possível fazer o pagamento caso o Pix esteja fora do ar. No entanto, existem outras opções que podem substituir o uso caso ocorra uma situação como essa no seu aplicativo ou banco.
O TED é uma Transferência Eletrônica Disponível e com ele podem ser enviados valores entre contas. Já o DOC também permite o pagamento de valores entre contas. Outra opção é o boleto bancário e pagamento pela maquininha com o cartão de crédito.
O TED e DOC são opções pra substituir o pagamento com o Pix, caso esteja fora do ar.
O TED é uma Transferência Eletrônica Disponível em que o valor cai na conta do destinatário no mesmo dia, se feito até as 17h. Se feita depois desse horário, o valor estará disponível no próximo dia útil. Indicado pra pagamentos acima de R$ 5 mil.
Já o DOC é a abreviação do Documento de Ordem de Crédito. Pra usá-lo não existe um valor mínimo, mas o máximo é de R$ 4.999,99. Acima desse valor, é necessário usar o TED. O saldo é disponibilizado na conta em um ou dois dias úteis dependendo do horário do envio.
Alguns bancos, carteiras digitais e instituições financeiras disponibilizam a forma de pagamento através do boleto bancário. O próprio destinatário pode emitir um boleto com o valor do pagamento.
Assim, você tem a opção de pagar digitando manualmente ou através da leitura do código de barras. Essa é uma forma de pagamento regulamentada pelo Banco Central que está disponível no RecargaPay em que é possível pagar boletos em até 12X.
O prazo máximo pro boleto ser compensado é de até 3 dias úteis, podendo ser compensado até mesmo antes do prazo. O parcelamento no RecargaPay pode ser feito em até 12X com taxa de 3,99% pra todos os clientes.
Com essa função, você faz Pix mesmo sem ter saldo na conta, é só usar o limite do seu cartão.
Aqui na RecargaPay você paga a menor taxa do mercado: apenas 3,99%.
Se você se deparou com o Pix fora do ar no momento de pagar uma conta em um determinado estabelecimento, uma opção é usar o seu cartão de crédito.
Basta optar pelo uso da máquina e pedir informações sobre as taxas nessa modalidade de pagamento.
Não, apesar de parecer uma modalidade de pagamento diferente, ela está diretamente ligada ao Pix. Sendo assim, enquanto ele estiver fora do ar é impossível utilizar o serviço.
O Pix com cartão de crédito cobra taxas a operação em uma porcentagem do valor enviado, no RecargaPay com taxa de apenas 3,99% pra todos os clientes.
Quando o Pix está fora do ar, os serviços de transferência são interrompidos automaticamente. Sendo assim, o valor não é enviado, ou seja, não sai da carteira e nem cai na conta do destinatário, assim como quando limite do Pix é ultrapassado.
Algumas vezes o valor pode ter sido enviado durante o processo mesmo diante de falhas. No entanto, confira na sua carteira após alguns minutos, pois geralmente quando acontece, o valor é estornado.
O tempo pra que o problema do Pix fora do ar seja solucionado pode variar de acordo com as causas que levaram à instabilidade. Portanto, não existe um tempo definido pra que isso aconteça. Em casos de falhas com o seu celular, basta reiniciar o aparelho e aguardar alguns minutos. Caso seja no sistema, até uma hora e assim por diante. No entanto, em nenhuma situação o tempo é preciso, essa é só mais uma dica para evitar tentativas excessivas.