A chave Pix é o meio de identificação de cada usuário do sistema Pix. Ela funciona como se fosse um “endereço” para onde o dinheiro deve ser enviado.
Sua criação facilitou o compartilhamento dos dados para a transferência bancária, com informações mais fáceis de memorizar, em comparação com os números da agência bancária e da conta corrente, muito utilizados nos tradicionais TED e DOC.
Desde a sua criação, o Pix teve um crescimento tão rápido que hoje conta com mais de 570 milhões de chaves Pix cadastradas. Por isso, vamos te mostrar como cadastrar sua chave Pix e qual a melhor chave para cada situação!
A chave Pix funciona, basicamente, como um destino para o qual o dinheiro vai ser encaminhado. Em outras palavras, após cadastrar a chave Pix, essa chave passa a ser a identificação do usuário nas transações que envolvem essa conta.
Para fazer as transações, basta informar a chave Pix cadastrada para que a outra pessoa possa fazer um Pix e enviar o seu pagamento em até 10 segundos.
Além disso, também é possível vincular um Pix QR Code diretamente na chave. Com ele, o usuário pode divulgar a chave com outras pessoas em formato de imagem, que deve ser escaneada pela câmera do celular. Além da chave, o código QR pode incluir outras informações, como data de vencimento e detalhes do serviço prestado, por exemplo.
Com o uso do Pix, os dados pessoais dos envolvidos não são compartilhados. Para confirmar a transação, são informados apenas o nome completo, alguns dígitos do CPF e o valor transmitido.
O processo para cadastrar a chave Pix é bem simples, e ele serve para vincular a chave escolhida à sua conta bancária para todos os pagamentos recebidos por ela.
Para cadastrar a chave Pix no aplicativo RecargaPay, é preciso que você:
Se a chave cadastrada for um telefone ou um e-mail, um código será enviado para a confirmação. Se for um CPF, CNPJ ou uma chave aleatória, o cadastro vai ser finalizado sem a necessidade de confirmação.
Vale lembrar que a confirmação é feita somente pelo código, já que o Banco Central afirma que nenhuma verificação vai ser realizada por ligações de telefone ou por qualquer tipo de link.
Existem diferentes tipos de chave Pix, mas cada uma delas se encaixa em uma determinada situação. Por esse motivo, é necessário sempre avaliar todas as possibilidades antes de escolher qual utilizar.
Os tipos de chaves disponíveis são:
Todas elas têm a mesma função, que é representar o destino do seu pagamento. Por isso, vale lembrar que não é possível cadastrar a mesma chave Pix em instituições diferentes.
Para uma pessoa física, o CPF é um dos documentos mais importantes, assim como é o CNPJ para uma empresa. Por isso, criar um Pix com essa informação é indicado para uma conta destinada às suas transações formais. Seja uma conta voltada para transações habituais ou relações de compra e venda.
É válido lembrar que o CPF é sempre utilizado por pessoas físicas, enquanto o CNPJ é para pessoas jurídicas.
Segundo o Banco Central, a Chave Pix de CPF ou CNPJ é considerada a opção mais segura por ser uma informação pessoal imutável e intransferível. Caso deseje realizar uma compra ou venda de algo de grande valor, é indicado utilizar esse tipo de chave.
Essa chave é ideal para ser utilizada com pessoas que já tenham o seu contato no celular. Além disso, é fácil de ser memorizada, o que a torna muito utilizada.
Esse tipo de chave deve ser usado em transações com pessoas mais próximas, já que apesar de ser uma Chave Pix fácil de fornecer ou até mesmo de ser usada para pagamentos, é também um contato pessoal.
É válido lembrar que, ao cadastrar um número de celular como chave Pix, um código será enviado para o aparelho para ter a sua confirmação. Além disso, quando for compartilhar essa chave, não esqueça de incluir o DDD.
Essa chave Pix é geralmente utilizada em contatos que acontecem online e o compartilhamento pode ser feito pelo Pix Copia e Cola. para facilitar, evite o envio de endereços muito extensos e difíceis de digitar.
Assim como a Chave Pix de celular, essa opção de chave entrega ao pagador um meio de contato. Por isso, essa opção pode se limitar somente para aqueles com quem você já tem alguma relação que se limita somente ao e-mail.
Ao cadastrar um e-mail, um código é enviado para a confirmação. Além disso, é possível cadastrar mais de um e-mail como chave Pix pela mesma pessoa. Porém, não é liberado o cadastro do mesmo e-mail em instituições financeiras diferentes.
Por fim, nas opções de Chave Pix, temos a chave aleatória que é um código alfanumérico de 32 dígitos disponibilizado pelo Pix do Banco Central. O intuito não é decorar, você pode copiar e mandar pra quem realizará o pagamento.
Ela é fornecida pelo banco ou instituição financeira que fará o cadastro da chave, os 32 dígitos permitem que ela seja única e particular de sua conta. Além disso, não oferece nenhum dado ou meio de contato para quem vai fazer o pagamento
Por essa ser uma opção que não oferece nenhum dado pessoal do dono da conta, pode ser utilizada em qualquer situação. Principalmente, quando não existe confiança ou relação com quem fará o pagamento. A única coisa que o pagador verá é o nome do destinatário.
Para pagar com Pix utilizando a chave tudo que você vai precisar é:
Porém, é importante lembrar que essa não é a única forma de enviar os seus pagamentos, já que o Pix aceita transferências tanto pelo QR Code quanto também pelos dados bancários.
Além disso, no RecargaPay, é possível enviar um Pix com Cartão de Crédito com uma taxa de 3,99%, onde você não precisa nem mesmo ter saldo em conta para enviar o dinheiro, e ainda conta com a opção de parcelar o pagamento em até 12x.
Segundo o Banco Central, pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves e pessoas jurídicas até 20. Sobre a quantidade de cada tipo de chave, o CPF e o CNPJ não as únicas que são exclusivas e únicas,
Já o celular e o e-mail, você pode ter quantas quiser de cada tipo, desde que possa fazer a verificação de cada uma delas.
Já a chave aleatória, também não tem nenhuma limitação individual, e você pode ter quantas quiser desde que respeite o limite tradicional.
Não é liberado uso de uma mesma chave Pix em instituições diferentes. Isso acontece porque as chaves funcionam como um endereço para onde o dinheiro deve ser destinado e, por esse motivo, uma mesma chave não pode ser liberada para locais diferentes.
Caso a sua quantidade de chave Pix cadastrada tenha atingido o limite, saiba que é possível migrar uma delas para o RecargaPay. para fazer a portabilidade chaves Pix, basta fazer o seguinte:
É possível que a atualização do sistema leve algum tempo após a confirmação da portabilidade. Para as chaves e-mail e número de celular, um código vai ser enviado para confirmar a operação. Isso acontece para que a pessoa não cadastre um e-mail ou um número de telefone de outra pessoa por engano.
É muito fácil cadastrar e utilizar a chave Pix. Dê preferência por aquelas que sejam fáceis de memorizar, e para não esquecer qual chave foi cadastrada, escreva a relação de chaves utilizadas e guarde em local seguro. Além disso, sempre verifique qual a melhor opção de chave Pix para cada formato de uso.
É recomendável que sempre cadastre a chave Pix diretamente no RecargaPay, e ao fazer transações com pessoas desconhecidas, prefira divulgar a chave aleatória, que oferece menos riscos e não dá informações pessoais a terceiros.
Caso você não utilize mais o telefone ou o e-mail cadastrado como chave Pix, ou pretenda utilizá-los em outro aplicativo, saiba que é possível fazer a sua exclusão. Para isso, entre no aplicativo que tenha feito o cadastramento da chave Pix e siga o passo a passo abaixo:
O procedimento deverá ocorrer instantaneamente e você vai estar livre para utilizar a chave em outro local.