O comprovante do Pix é parte central do funcionamento do sistema criado pelo Banco Central. Afinal, como o nome já indica, ele é o documento que garante que a transferência foi finalizada e tem todos os dados de identificação necessários.
Você já sabe como o Pix funciona: ele é imediato, gratuito e está disponível 24 horas por dia. Por conta das suas características, é necessário um comprovante que mostre de onde o dinheiro veio e para onde ele foi.
Veja como funciona um comprovante do Pix, onde encontrá-lo no RecargaPay e como se proteger dos golpes que usam esse documento pra enganar suas vítimas.
O comprovante é um documento que prova que a transação foi feita. Ele é gerado automaticamente por qualquer aplicativo que esteja integrado ao sistema do Banco Central e fica disponível pra consulta após qualquer pagamento feito ou após um agendamento.
Assim, é sempre possível verificar todas as informações quando necessário. No caso de um agendamento, apenas quem programou o envio tem acesso ao comprovativo. Ou seja, apenas o pagador. No entanto, quando a transação é finalizada, tanto o pagador quanto o recebedor têm acesso ao documento.
No comprovante Pix é possível encontrar as informações de identificação dos usuários, valor do envio e outros dados que ajudam a identificar a transação. Dessa forma, se houver qualquer problema com a transferência, é possível buscar os dados no comprovante pra tentar resolver.
Vale lembrar que esse caminho é o mesmo pra achar os comprovantes de transferências agendadas. Isso inclui o Pix com cartão de crédito, agendado e outras variações.
Pra funcionar adequadamente, o comprovante de Pix precisa reunir uma série de informações que permitam identificar adequadamente o pagador da transferência, o recebedor, a ID da transação e outros dados úteis. Assim, é possível isolar aquele envio em específico dentre as mais de 100 milhões de transações diárias feitas pelo sistema do Banco Central. No documento, você pode encontrar as seguintes informações:
Comprovante verdadeiro. Possui fontes iguais em todo o documento.
Comprovante falso. Possui fontes diferentes nos locais modificados: data, nome, CPF e identificador.
Atualmente, um risco que afeta todos os usuários do sistema do Banco Central é o golpe do Pix com comprovante falso. Basicamente, o golpista falsifica o documento comprovativo usando programas de edição de imagens.
Na prática, ele muda os dados de um comprovante real pra fingir que o envio foi feito pra vítima. Assim, é capaz de enganá-la ao enviar o documento por WhatsApp, e-mail ou outro método. Existem alguns cuidados básicos que você pode tomar pra identificar um comprovante falso. São eles:
No geral, o melhor a fazer é conferir se o envio realmente caiu na sua conta. Entre no app RecargaPay e acesse o Histórico pra verificar se a transferência está lá. O envio deve ser realizado em cerca de 10 segundos.
Existem alguns casos em que o Banco Central retém o envio pra uma análise mais completa, mas mesmo nesses casos o processo leva apenas alguns minutos. Portanto, espere até o dinheiro cair.
Como compartilhar um comprovante de Pix no RecargaPay?
Compartilhar o comprovante indica que o envio já foi feito e o destinatário pode aguardar que o dinheiro caia na conta (ou identificar de onde veio aquela transação). O documento serve como uma espécie de “recibo” de que a transferência foi finalizada.
O comprovante de Pix agendado é igual ao normal?
Não, o comprovante do Pix agendado é um pouco diferente do documento de um envio normal. De cara, eles parecem ser iguais, mas há uma diferença sensível: a indicação de que aquele envio foi agendado pra uma data futura. A indicação vem logo no início do documento, com os dizeres “Agendado para” e, então, a data em que aquela transferência será concluída.
É importante saber identificar um comprovante de Pix agendado pra evitar cair em um golpe bastante comum. Nessa fraude, os golpistas agendam uma transação e enviam o comprovante como se fosse uma transferência já realizada. Depois, eles cancelam o envio e o destinatário não recebe seu dinheiro. Esse golpe é comum em compras de produtos online.
Cuidados com o golpe de Pix agendado
Pra evitar cair no golpe do Pix agendado, o segredo é sempre olhar se o comprovante enviado tem a indicação de que a transferência foi programada pro futuro. Tenha em mente que nem sempre o envio programado é sinal de golpe. Em muitos casos, as pessoas agendam o envio pra uma data futura, pois sabem que só terão dinheiro na conta naquele dia.
No entanto, se você estiver vendendo um produto ou serviço online, só faça o envio quando o valor cair na conta, na data agendada. Por via das dúvidas, o melhor a fazer é sempre conferir se o dinheiro caiu na sua conta, antes de fazer qualquer coisa. Lembre-se de que o Pix é instantâneo e, na maior parte dos casos, o valor cairá na conta em até 10 segundos.