Quando recebem um valor por erro em suas contas, algumas pessoas podem pensar: ”Recebi um Pix por engano, que sorte! Vou ficar com o dinheiro”. No entanto, pensar dessa forma pode levar a cometer um crime.
Segundo especialistas em Direito Criminal, receber um Pix por engano e ficar com o valor pode configurar crime de apropriação indébita por erro, caso fortuito ou força maior. Explicando de maneira simples, a apropriação indébita se caracteriza por se apoderar de uma coisa alheia, sem o consentimento do proprietário. Ou seja, é ficar com o que não é seu.
Atualmente, a jurisprudência sobre o assunto está bastante estabelecida no judiciário brasileiro. Isso significa que o padrão pra casos do tipo é pela condenação de quem ficou com o dinheiro sem devolver
É perfeitamente possível identificar se você recebeu um Pix por engano. Existem medidas de segurança do Banco Central que ajudam nesse processo.
Pra começar, todas as transações pelo sistema são rastreáveis e identificáveis. Ou seja, é possível saber exatamente quanto você recebeu, quando recebeu e quem enviou o dinheiro.
Também existem mecanismos de segurança digital, como criptografia e confirmação de identidade, pra garantir que as transações são idôneas e confiáveis.
E, por fim, o Mecanismo Especial de Devolução, que quando acionado em caso de falhas ou golpes ajuda os usuários a recuperar o dinheiro.
Se você receber um Pix por engano, deve seguir alguns passos pra garantir que lidará bem com a situação:
Se você receber um Pix por engano e quer saber quem pagou pra fazer a devolução, deve seguir os passos:
Atualmente, são realizadas mais de 124 milhões de transações por dia usando o Pix. Ou seja, é muito provável que algumas centenas ou milhares de envios diários sejam feitos com erro. Isso significa que todos nós estamos passíveis de cometermos um erro como esse.
Veja a seguir alguns dos casos mais prováveis pra um erro ao fazer um pagamento via Pix:
Em hipótese alguma fique com um dinheiro que não é seu. Devolva o Pix recebido por engano usando a função "estorno" pra evitar problemas.