Recebi um Pix errado e por engano: preciso devolver?
Saiba o que fazer caso você receba algum dinheiro erroneamente.
Chegou uma notificação, abriu seu aplicativo e viu que recebeu um Pix por engano, saiba que do outro lado pode ter alguém preocupado com os valores.
Com mais de 63,51 bilhões de operações do Pix só em 2024, é normal que parte desses pagamentos aconteçam de forma errada. Sabendo disso, vamos te mostrar o que fazer nessa situação.
Se eu receber um Pix por engano, tenho que devolver?
Sim, você tem que devolver. Se você recebeu um Pix errado, o primeiro passo é ter certeza que o pagamento foi realizado por engano. Confira o nome de quem enviou, os valores e entenda a situação.
Depois, garantido que o valor foi realmente enviado errado, você precisa realizar a devolução do valor. Todas as instituições financeiras contam com um botão de “Devolver o Pix”, e é ele que você precisa utilizar.
Com isso, quem enviou recebe o dinheiro de volta na hora apesar do erro no Pix e você garante que não vai enfrentar nenhum problema no futuro.
Como devolver um Pix por engano?
1
Abra o aplicativo e clique em Histórico na barra inferior
2
Procure pelo Pix que recebeu indevidamente e toque na transação
3
Toque na opção Devolver
4
Confirme o valor e faça o reembolso
É crime ficar com o Pix recebido errado?
Segundo afirmam os especialistas do Direito Criminal, sim. Conforme o artigo 169 do Código Penal Brasileiro, é crime apropriar-se de um bem ou valor que recebeu por engano e não o devolver ao verdadeiro dono.
Na prática, isso significa que ficar com um Pix enviado por engano pode configurar um crime de apropriação indébita.
Mesmo que o dinheiro tenha caído na sua conta sem que você tenha pedido, a lei entende que o valor pertence a outra pessoa, e reter ou gastar esse dinheiro é considerado apropriação indevida.
Além disso, o banco e a vítima podem registrar boletim de ocorrência e pedir a devolução do valor, podendo o caso resultar em processo criminal e obrigação de ressarcimento.
Recebi um Pix por engano e gastei, e agora?
Se você recebeu o Pix errado e gastou o dinheiro, mesmo não sabendo que ele tinha sido enviado por engano, você continua tendo a obrigação de devolver a quantia para quem enviou.
O mais importante é saber que você não pode ignorar a situação. A melhor alternativa é entrar em contato com o pagador e negociar a melhor forma de quitar os débitos.
Recebi um Pix por engano e minha conta estava negativa, tenho que devolver?
Nesse caso, a situação pode se tornar mais complicada. Se você recebeu um Pix por engano mas o valor foi consumido automaticamente pela instituição por um débito em aberto, o ideal é procurar orientação profissional.
Determinados especialistas do Direito afirmam que, como o recebedor não chegou a lidar com o dinheiro e não teve culpa, não existe apropriação. Outros especialistas, afirmam o contrário.
Por isso, é fundamental ir atrás de uma ajuda especializada de alguém que possa entender a sua situação, todo o contexto e como lidar com esse problema.
Eu enviei um Pix por engano, o que eu faço?
Nessa situação, é preciso entrar em contato com quem recebeu o pagamento o mais rápido possível, já que não é possível cancelar um Pix nesse caso.
Se for uma chave de celular ou e-mail, fica ainda mais fácil de enviar uma mensagem.
Dessa forma, explique todo o ocorrido, mostre que enviou o Pix de forma errada e solicite que ele devolva o valor quanto antes, para evitar complicações.
Se o recebedor se recusar, é preciso procurar ajuda profissional para entender como lidar com a situação.
Como fazer um Pix sem engano com o RecargaPay?
1
Baixe o app RecargaPay
2
Toque na Área Pix
3
Vá até Enviar com chave
4
Insira os dados do recebedor
5
Determine o valor e confirme!
Perguntas Frequentes
Segundo advogados especialistas, sim, a pessoa que enviou pode registrar um boletim de ocorrência e exigir o valor de volta.
O ideal é devolver imediatamente para evitar complicações legais e bloqueios judiciais.
Não, a devolução só ocorre se o recebedor autorizar ou em casos de fraude comprovada.
Não, a devolução deve ser integral, conforme o valor original da transação.
Confira o nome do remetente, o valor e, se possível, entre em contato para confirmar a origem.