A portabilidade da Chave Pix é um mecanismo que não é muito conhecido, mas que pode facilitar muito a vida de quem faz diversos envios pelo Pix.
O processo de portabilidade está diretamente conectado com a utilidade das chaves Pix. Cada chave funciona como um identificador da conta do usuário dentro do sistema do Banco Central.
Ou seja, é como se fosse um “endereço” da conta. Portanto, é única: duas contas não podem ter o mesmo endereço ou o sistema não saberia de onde tirar o dinheiro ou onde depositá-lo durante uma transferência.
A portabilidade de chave é um processo central em como funciona o Pix. Afinal, para garantir o dinamismo e a autonomia dos utilizadores, é necessário que eles possam migrar seus identificadores de uma conta para outra.
Em outras palavras, a portabilidade de chave Pix é o processo pelo qual os usuários do sistema podem mover uma chave de uma instituição financeira para outra.
No geral, o processo é feito de forma instantânea, exigindo apenas a confirmação da intenção do utilizador perante as duas instituições (aquela que deixará de ter a chave e aquela que passará a ter), mas exige um período de processamento por parte do Banco Central.
O processo pra fazer a portabilidade da chave Pix é bastante rápido e é feito pelo aplicativo móvel dos bancos e instituições financeiras atreladas ao sistema do Banco Central.
Pra fazer a portabilidade de uma chave de uma outra instituição financeira para o RecargaPay, você só precisa seguir os passos abaixo:
Abra o Aplicativo em seu celular
Se você já tem um identificador cadastrado em outros bancos, vale a pena considerar fazer a portabilidade da chave Pix para o RecargaPay.
Existem algumas vantagens e benefícios em usar o nosso Aplicativo pra fazer seus pagamentos e envios pelo sistema do Banco Central.
O RecargaPay é um Aplicativo totalmente gratuito. Não há qualquer taxa, mensalidade ou anuidade para os consumidores que querem baixar o App, criar conta e usar seus serviços, como criar um Pix.
Além disso, o Aplicativo oferece diversos serviços. É possível fazer envio com cartão de crédito, pagar boletos e contas, agendar transferências, fazer saques e aproveitar todos os outros serviços e funções do sistema do Banco Central.
Normalmente, o Pix já é gratuito. Ou seja, todas as pessoas físicas não pagam absolutamente nenhuma taxa de transferência pelo sistema do Banco Central.
No entanto, o RecargaPay dá um passo além: pessoas jurídicas também não pagam pra usar o Pix pelo Aplicativo — e isso vale para o envio tradicional e também para o pagamento via QR Code.
O Banco Central permite que as instituições financeiras que participam do Pix cobrem uma taxa em cima da transferência que todas as pessoas jurídicas fizerem pelo sistema. Entretanto, no RecargaPay, o Pix é sempre gratuito!
Pra completar, ter a sua chave Pix no RecargaPay aumenta a sua segurança. Isso porque o Aplicativo é extremamente bem protegido, com medidas de segurança que outros aplicativos não possuem.
O Aplicativo é constantemente atualizado e possui uma política de Segurança Cibernética bastante avançada. Além disso, todos os utilizadores podem criar uma senha PIN pra evitar o acesso ao App por terceiros.
O processo pra solicitar a portabilidade da chave Pix é praticamente instantâneo. Leva apenas alguns segundos pra seguir todos os passos no RecargaPay e no aplicativo do seu banco para confirmar o pedido de mudança do identificador.
No entanto, essa é apenas a primeira metade do processo. A outra metade consiste no processamento do pedido por parte do Banco Central. Ele necessita verificar a mudança e autorizar as instituições a fazer a portabilidade.
Por via de regra, o Banco Central solicita 7 dias corridos pra finalizar o processo. É fácil entender o porquê, quando consideramos que existem mais de 138 milhões de usuários do Pix, cada um com várias chaves.
No entanto, apesar do prazo máximo de 7 dias, a conclusão do processo pode levar muito menos tempo do que isso. No geral, a portabilidade é quase instantânea, sendo concluída em questão de minutos.
Você pode cancelar a portabilidade da chave Pix, desde que o pedido ainda esteja aberto. Ou seja: antes de você confirmar que quer fazer a portabilidade.
Quando o pedido de portabilidade ainda está em aberto, ou seja, quando você iniciou o processo no RecargaPay, mas ainda não confirmou no app onde a chave está cadastrada atualmente, o cancelamento é bastante fácil.
Basta abrir o aplicativo, ver a notificação do pedido de portabilidade e rejeitar. Simples assim.
No entanto, se você já aceitou a portabilidade da chave Pix, aí você deve aguardar a análise do Banco Central (que pode durar 7 dias corridos, mas costuma ser mais rápida do que isso).
Após a portabilidade da chave Pix ser concluída, você pode tentar reverter o processo repetindo-o. Ou seja, iniciando a mudança por um novo aplicativo bancário.
Também pode, se desejar, excluir o identificador do RecargaPay e, em seguida, criá-lo em outro aplicativo.
Não. Cada usuário que é pessoa física pode ter até 5 chaves cadastradas por conta em uma instituição bancária (pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves).
No entanto, você não pode ter o mesmo identificador atrelado a dois lugares diferentes. Afinal, assim você acabaria com o propósito das chaves.
Pense da seguinte forma: imagine que você precisa entregar uma carta ou encomenda a uma pessoa. Você tem o nome dela e seu endereço. No entanto, chegando no lugar, existem duas casas, ambas com o mesmo número.
Não dá para saber em qual delas entregar a carta, correto? Pior ainda se você tiver de retirar uma encomenda ali para levar a outro lugar.
Com o sistema do Banco Central, é igual. Se um mesmo identificador estiver em duas contas, o sistema não tem como saber de onde vai sair o dinheiro ou para onde ele vai. Assim, não pode funcionar adequadamente.
É para isso que a portabilidade da chave Pix existe: levar o identificador de uma conta para outra, sem causar problemas no sistema.