Atualmente, o Pix é a ferramenta lançada pelo Banco Central que rapidamente se tornou o principal meio de pagamento usado no Brasil, fazendo com que cada vez mais pessoas queiram saber como fazer um Pix.
Essa ferramenta gratuita e instantânea tornou os pagamentos e transferências financeiras práticos e rápidos, algo fundamental para a movimentação econômica do país. Atualmente mais de 71% da população já utiliza o Pix para realizar pagamentos.
A seguir, confira como fazer um Pix, se precisa ter chave cadastrada para fazer o pagamento e conheça a funcionalidade de Pix no cartão de crédito, para entender como parcelar seus pagamentos com qualquer cartão e a taxa mais baixa do Brasil.
Realizar um Pix é muito fácil, você pode transferir dinheiro pelo Pix de qualquer lugar, a qualquer momento. Confira como fazer um Pix da melhor forma:
Pagar com Pix é muito fácil e pode ser feito de diversas formas, entre elas, podemos citar o Pix QR Code, que reúne todos os dados do recebedor de forma muito fácil de escanear, Pix agendado, que é ideal para não se esquecer de efetuar transferências recorrentes, ou Pix parcelado, que é realizado com o saldo do cartão de crédito.
Quais são as vantagens de fazer um Pix?
Além da gratuidade, o Pix trouxe inúmeras outras vantagens para seus usuários. A praticidade com que as transferências são realizadas fizeram com que essa ferramenta se tornasse, rapidamente, o principal meio de pagamento utilizado no País.
Embora o Banco Central tenha autorizado a taxação de transferências realizadas através do Pix entre pessoas jurídicas, alguns aplicativos, como o RecargaPay, mantiveram a gratuidade mesmo nesses casos, tornando o Pix ainda mais vantajoso.
Confira as principais vantagens de utilizar o Pix:
Preciso registrar uma chave para fazer um Pix?
Para fazer os pagamentos você não precisa ter uma chave cadastrada, somente a pessoa que vai receber!
Por isso, é necessário somente digitar a chave Pix do recebedor do seu pagamento e realizar a transação normalmente.
Quais chaves posso usar para fazer um Pix?
Atualmente, existem 4 chaves que você pode enviar os seus pagamentos, sendo elas:
Para fazer um Pix, não existe nenhuma diferença entre as chaves. Dessa forma, você pode utilizar qualquer uma delas, sem nenhuma restrição.
Posso fazer um Pix com cartão de crédito?
Já é possível realizar Pix com cartão de crédito, essa é uma funcionalidade ideal para quem precisa realizar pagamento sem possuir saldo em conta. Com o RecargaPay, você paga a menor taxa no Pix parcela, só 3,99%, além de aceitar todos os cartões.
Para fazer um Pix Parcelado basta estar cadastrado no app e possuir um cartão de crédito com limite disponível.
Essa modalidade também disponibiliza a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes para quem pagar. Dessa forma, o recebedor recebe o valor integral de uma vez, mas quem vai pagar pode dividir.
Aprenda a fazer um Pix com cartão de crédito:
Quais são os limites para fazer um Pix?
Por questões de segurança, existem limites do Pix que podem variar de acordo com cada instituição.
O primeiro, é o limite de Pix por dia. um limite bastante amplo que funciona mais como uma questão de segurança para transações muito altas.
Depois, temos o Limite noturno. Esse limite funciona entre 20h e 6h, tanto em dias úteis como aos finais de semana e feriados, mas pode ser ajustado, caso o cliente solicite, de 22h a 6h. Ele é padrão por definição do Banco Central, e se trata de um limite de R$ 1000,00 para as transferências realizadas nesse espaço de tempo.
Por último, temos o limite mensal. Assim como o limite diário, o limite mensal costuma ser um valor bastante superior a grande maioria das transferências entre pessoas físicas e existe por uma questão de controle e segurança.
Existe alguma taxa para fazer um Pix?
Atualmente, o Banco Central autoriza a taxação de certos tipos de pagamentos via Pix, como para pessoas jurídicas e para o Pix QR Code. Sendo assim, fica a critério de cada instituição cobrar, ou não, a Taxa do Pix nas transferências.
Embora algumas instituições financeiras realizam essas cobranças, no RecargaPay o Pix não tem taxa, exceto no Pix com cartão.
Posso fazer um Pix pelo QR Code?
Sim, é totalmente possível realizar um Pix com QR Code. O pagamento dessa forma torna as transações muito mais práticas por se tratar de um código escaneável que contém todos os dados necessários para a realização da transação.
Para pagar com QR Code Pix é muito fácil. Basta seguir o passo a passo a seguir:
Ofereça o serviço de Pix pra garantir tanto a facilidade de pagamento pra seus clientes como o aumento nos seus ganhos.