Saber como gerar QR Code Pix é importante para quem quer explorar ao máximo todas as funções que o sistema de transferências do Banco Central tem a oferecer.
Afinal, o Pix não é apenas uma forma de enviar dinheiro de uma conta para outra. Com mais de 149 milhões de usuários cadastrados e mais de 140 milhões de transações por dia, o sistema é utilizado para muitas coisas no dia a dia.
Aprenda como explorá-lo mais e saiba como gerar QR Code Pix, como ele funciona, seus tipos, em quais situações utilizá-lo e as vantagens dessa funcionalidade.
Qualquer pessoa pode gerar QR Code Pix, desde que tenha um aplicativo bancário atrelado ao sistema do Banco Central que permite essa função.
Saber como criar o seu próprio código pode ser muito útil em diversas ocasiões. Por exemplo, caso você queira vender algo online, pode enviar o código para o comprador fazer o pagamento. Basta que a pessoa leia o código para o seu app criar um Pix naquele valor e enviar.
Para gerar o seu QR Code e receber os seus pagamentos pelo Pix você vai precisar:
Você também pode usar o QR Code Pix sempre que for receber de estranhos (uma vez que o código combinado com a chave aleatória compartilham menos dados pessoais) ou precisar fazer uma cobrança a alguém (basta compartilhar o código para facilitar o pagamento).
Vale lembrar que, se você quiser, não é obrigatório definir um valor para pagar o QR Code gerado. Nesse caso, o pagador determina quanto vai pagar pra você. É uma boa solução em casos de doações, por exemplo.
Além de compartilhar o QR Code, você também pode compartilhar o código alfanumérico do Pix Copia e Cola. Trata-se de um código de 32 caracteres que guarda as mesmas informações do código visual e que permite fazer exatamente a mesma transferência.
Para pessoas físicas não existe nenhuma taxa para receber ou enviar Pix com QR Code. Agora, para as pessoas jurídicas, depende da instituição de pagamento que você utilizar.
Não existe uma determinação do Banco Central sobre o tema. Dessa forma, ele permite que as instituições atreladas ao seu sistema de transferência possam cobrar uma taxa do Pix das transações feitas por pessoas jurídicas ou não, de acordo com suas próprias regras.
Agora, com o aplicativo RecargaPay, não há taxa no uso do QR Code Pix. Aliás, não há qualquer taxa pra usar o Pix nem para receber e para pagar, independentemente se a sua conta for de pessoa física ou de pessoa jurídica.
Qualquer cobrança feita com o QR Code deve sempre respeitar o limite do Pix, tanto diário, quanto mensal ou noturno, dependendo do horário do envio.
Da mesma forma que as instituições têm autonomia para cobrar ou não as taxas, elas também têm o poder de determinar qual o limite do Pix, individualmente, de todos os seus usuários, e esse limite pode variar segundo análises internas.
A resposta depende. Como via de regra, a maioria dos QR Codes gerados não tem prazo de validade, por isso, pode ser utilizado para os pagamentos em qualquer momento.
No entanto, isso não se aplica a todos os QR Codes disponíveis online. Alguns, mais específicos, são temporários e foram criados para que tenham uma data de validade específica, que pode ser de dias ou até mesmo de alguns poucos minutos.
No RecargaPay, todos os códigos gerados podem ser utilizados para pagamentos sem nenhuma data específica, ficando disponíveis por quanto tempo for necessário.
Um número ilimitado de pessoas pode usar o mesmo QR Code Pix. De certa forma, é como se você criasse a etiqueta de um produto: cada pessoa pode ler e fazer a transação por conta própria.
Assim, o QR Code Pix é uma ótima opção para facilitar tanto o pagamento de valores recorrentes para um mesmo produto e serviço, quanto também para aqueles que foram divididos em um grande número de pessoas.
Por exemplo, se você e seus amigos dividiram uma pizza, você pode criar somente um código e compartilhar com todos para que cada um possa pagar com Pix a sua parte.
Saber como gerar QR Code Pix e usar essa função para cobrar pagamentos traz muitos benefícios, tanto para quem é pessoa física, quanto para pessoas jurídicas.
A seguir, listamos algumas das principais vantagens de usar um QR Code no Pix!
Para criar um QR Code do Pix, tudo o que você precisa fazer é:
Você pode criar um QR Code para usar o Pix de graça com o RecargaPay. Tudo o que você precisa é do app e de uma chave cadastrada. Em seguida, toque em “Receber com QR Code”, determine o valor do código e compartilhe com o pagador.
O Pix por QR Code funciona da mesma forma que a transação normal. O envio é imediato, seguro e disponível 24 horas. A única diferença é que, em vez de uma chave, o código visual é usado para configurar a transação.
Sim. No entanto, é importante garantir que você está pagando um QR Code que é oficial, emitido de forma segura. Confira os dados do beneficiário e do valor para garantir que não está sendo enganado.
O mesmo tempo que um envio via Pix tradicional: apenas 10 segundos. A exceção à regra é apenas o caso em que houver bloqueio cautelar por parte do Banco Central ou instituições financeiras.