Como cancelar compra no cartão de crédito?
Atualmente, da forma como o cartão de crédito funciona, cancelar uma compra no cartão de crédito pode ser simples ou um pouco mais burocrático, dependendo do motivo.
Se foi um erro na cobrança ou um arrependimento, o ideal é agir rápido para garantir o estorno. Aqui estão os passos que você deve seguir:
Fale com a loja
O primeiro passo é tentar resolver direto com o estabelecimento onde a compra foi feita. Muitas lojas têm políticas de cancelamento e podem fazer o estorno sem precisar envolver o banco.
Se a compra foi online, você tem até 7 dias para desistir, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Já nas compras presenciais, o cancelamento depende das regras da empresa, e o ideal é sempre ter o comprovante de pagamento para agilizar o processo!
Entre em contato com a instituição de pagamento
Se a loja não resolver ou se for um caso de cobrança indevida, o próximo passo é falar com a operadora do cartão. Você pode fazer isso pelo app, telefone ou chat de atendimento.
Explique o motivo da contestação e, se possível, envie provas como prints, e-mails ou notas fiscais. O banco vai analisar o caso e, se estiver tudo certo, o valor será estornado na sua fatura em alguns dias.
Se precisar, faça uma reclamação
Se a loja e o banco não resolverem, você pode recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Muitas empresas dão prioridade a essas queixas para evitar problemas maiores.
Em último caso, se for um valor alto, pode valer a pena acionar a Justiça, mas lembrando que esse é sempre um último recurso, já que é demorado e pode ser custoso.