Como identificar um Pix falsificado? Saiba como se proteger do golpe

Aprenda como identificar um comprovante de Pix falsificado, como se proteger desse golpe e o que fazer se você acabar sendo vítima desses criminosos.

O Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, revolucionou a maneira como realizamos transações financeiras, trazendo praticidade e rapidez. Atualmente, é a forma de pagamento favorita dos brasileiros, mas, infelizmente, também facilitou a aplicação de novos golpes.

Por isso, hoje vamos compartilhar algumas dicas sobre como se proteger contra o golpe do Pix falsificado e te mostrar o que fazer caso seja uma das vítimas desses criminosos.

Como funciona o golpe do Pix falsificado?

O golpe do Pix falsificado funciona da seguinte forma: você está vendendo um item usado ou, como comerciante, realiza vendas diárias. Após a negociação, os golpistas enviam um comprovante falso alegando que já realizaram uma transferência via Pix.

Isso faz com que você acredite que o valor foi creditado em sua conta, levando a crer que a transação foi concluída com sucesso. No entanto, ao verificar seu extrato bancário, você percebe que o valor não foi realmente depositado, perdendo o dinheiro e o produto.

Outra situação acontece quando os golpistas entram em contato alegando que realizaram uma transferência por engano e podem até apresentar um comprovante falso como prova.

Em seguida, solicitam a “devolução” do valor com o objetivo de enganá-lo e reaver um valor que, na verdade, nunca foi transferido. Por isso, mesmo que o Pix seja seguro, o golpe acontece pela falta de conferência.

Como identificar um Pix falsificado?

Para se proteger dos golpes do Pix e identificar um comprovante do Pix falsificado, é preciso que você:

  • Verifique as Informações: Sempre confira se os dados do destinatário (nome, CPF/CNPJ) estão corretos antes de confirmar a transação. Caso as informações não batam, cancele a operação.
  • Confirme recebimentos: Se você for o destinatário do Pix, aguarde a confirmação no seu banco e verifique se o valor foi realmente creditado antes de liberar algum bem ou serviço.
  • Desconfie de promessas suspeitas: Se alguém está oferecendo um desconto muito grande ou condições muito boas, especialmente de forma inesperada, pode ser um golpe. Verifique a legitimidade da oferta.
  • Ative alerta no seu banco: Configure seu aplicativo bancário para enviar notificações instantâneas sempre que uma transação for realizada. Isso ajuda a identificar qualquer atividade suspeita rapidamente.

Como identificar um comprovante de Pix falso?

Existem alguns sinais de que o comprovante do Pix que você recebeu é falso, e os principais são:

  • Confirme os dados bancários: Verifique se todas as informações no comprovante, como nome do pagador, valor da transação, data e hora, estão corretas.
  • Cheque o código de autenticação: Um comprovante de Pix autêntico contém um código de autenticação ou um QR code. Esses códigos podem ser verificados diretamente no aplicativo do banco.
  • Data e hora da transação: Confirme se a data e a hora no comprovante coincidem com a data e hora da transação. Falsificadores podem alterar esses detalhes, mas eles podem não bater com o horário real da transação.
  • Verifique se o pagamento chegou: A maneira mais segura de confirmar se um Pix foi realmente realizado é verificar diretamente no extrato do banco. Não se baseie apenas no comprovante; cheque se o valor foi creditado na sua conta.
  • Desconfie de pressa ou pressão: Golpistas podem tentar apressar a transação ou pressioná-lo a liberar bens ou serviços antes que você tenha tempo de confirmar a autenticidade do pagamento.

Cai no golpe do Pix falso, como recuperar o dinheiro?

O Banco Central implementou um mecanismo para facilitar a devolução em casos de fraudes com Pix chamado MED (Mecanismo Especial de Devolução).

Para tentar receber o seu dinheiro de volta, é preciso que você faça a solicitação de devolução junto ao seu banco em até 80 dias após a data em que o Pix foi enviado. Se o banco identificar indícios de que pode ter ocorrido um golpe, o valor na conta do destinatário será bloqueado.

A análise do caso pode demorar até 7 dias. Se for confirmado que realmente houve fraude, você poderá receber o dinheiro de volta em até 96 horas, desde que o valor ainda esteja disponível na conta bloqueada.

Porém, em muitos casos, os golpistas retiram rapidamente o dinheiro da conta, o que torna a recuperação do valor perdido impossível.

Embora esse procedimento não garanta a recuperação do dinheiro, ele aumenta as chances de sucesso.

Perguntas Frequentes

Verifique os dados do destinatário e confirme o recebimento no extrato bancário.
Confirme os dados bancários e cheque o código de autenticação no aplicativo do banco.
Diferenças em data, hora e dados bancários são os principais indícios.
Ative alertas bancários, confirme as transações e desconfie de ofertas suspeitas.
Solicite a devolução no banco dentro de 80 dias, mas a recuperação não é garantida.
Logo da RecargaPay

O App pra você e pro seu negócio

Faça Pix com qualquer cartão de crédito em até 12x, parcele contas e boletos,
recarregue seu celular, cartão de transporte e muito mais.

Baixar Baixar