Apesar da imensa popularidade do sistema de transferências do Banco Central, não é todo mundo que sabe que é possível ou como pagar um boleto pelo Pix.
Porém, não são todos os boletos que contam com essa opção, já que muitas empresas e lojas ainda não se adaptaram para oferecer essa funcionalidade aos clientes.
Vamos te explicar como pagar um boleto pelo Pix, além de mostrar em quais situações existe essa possibilidade.
É possível fazer um pagamento via Pix de um boleto, desde que a empresa que emitiu a fatura tenha gerado um QR Code e inserido no documento.
Atualmente, não são todos os boletos que contam com essa opção, já que muitas empresas e lojas ainda não se adaptaram pra oferecer essa modalidade. Entretanto, muitas já permitem que o pagamento seja feito assim.
Pode, e essa é uma ótima opção para quando você não tem saldo disponível na conta e precisa fazer um pagar qualquer boleto, seja uma conta ou uma cobrança tradicional.
No pagamento de um boleto usando o Pix com cartão de crédito, nada muda para a empresa que recebe o valor: o boleto é compensado em até 10 segundos, como se tivesse sido pago com saldo na conta.
A vantagem é para quem paga: o pagamento cai na fatura do cartão, como se fosse uma compra comum. Por isso, pode ser parcelado, o que facilita na hora de quitar contas em atraso.
Infelizmente não. Para pagar um boleto, é fundamental contar com o QR Code da cobrança. Por isso, se o boleto não tiver, o pagamento só pode ser realizado da maneira tradicional.
Pagamento de boleto via Pix cai na hora?
Após pagar um boleto via Pix pelo sistema do Banco Central, ele é compensado em até 10 segundos, como qualquer outra transferência feita pelo Pix.
Porém, Isso não significa que o boleto aparecerá quitado no site da empresa que o emitiu, pois a plataforma da companhia pode demorar mais tempo para processar a informação.
Já o pagamento de um boleto por vias tradicionais demora até 3 dias úteis para ser compensado. Por isso, pagar um boleto pelo Pix é muito mais vantajoso, porque o tempo de processamento da operação é muito menor do que pagar por vias normais.
Atualmente, não é possível usar o Pix agendado para pagar boletos.
O agendamento é uma função do sistema do Banco Central que permite programar apenas uma transferência para uma data futura, porém, essa função não se encontra disponível para pagamentos com QR Code, como nos boletos.
Não necessariamente, já que existem duas outras possibilidades.
A primeira, é fazer a leitura do QR Code em outro dispositivo. Ou seja, você pode abrir o QR Code no seu computador ou até mesmo em outro celular e realizar a leitura para o pagamento.
Em segundo lugar, você pode copiar o código da cobrança e realizar o pagamento via Pix Copia e Cola, sem a necessidade de utilizar a sua câmera.
Para gerar um boleto com o Pix tudo que você precisa é emitir um QR Code tradicional de pagamento.
Sendo assim, para receber com QR Code é preciso que você:
Vale lembrar que não é obrigatório adicionar nem um valor, nem uma descrição para o pagamento, sendo as duas possibilidades opcionais.
Cuidados na hora de pagar o boleto com Pix
Algumas dicas pra evitar cair em golpes ou fraudes ao pagar boletos no Pix:
No geral, o Pix é seguro tecnicamente e oferece bastante proteção ao enviar dinheiro ou pagar boletos. O risco, no entanto, está em golpes que enganam o usuário. Por isso, é importante ter atenção sempre.