As 5 formas de realizar o pagamento via Pix são:
O Pix é uma modalidade de pagamento criada pelo Banco Central pra facilitar as finanças das pessoas. Pra usufruir dos pagamentos instantâneos, basta ter uma conta em um banco ou carteira digital em seu nome e cadastrar a Chave Pix de sua escolha.
Todo o sucesso do Pix é evidente pois atualmente essa ferramenta reúne cerca de 100 milhões de transações diárias. Essas transações estão divididas entre Pix com cartão de crédito, QR Code, Agendado, Saque e Troco e até mesmo o Pix Cobrança.
Todas essas são opções pra se fazer o Pix e se encaixam em diferentes necessidades para o cotidiano financeiro.
O Pix com cartão de crédito não é uma opção de Pix criada oficialmente pelo Banco Central, mas possui segurança e garante ainda mais praticidade pra transformar o limite do cartão em dinheiro na conta.
Essa função foi disponibilizada por alguns bancos e carteiras digitais e possui variações de taxas no envio e parcelamento do Pix. O RecargaPay, por exemplo, possui a menor taxa de Pix com cartão de crédito do mercado com cobrança de apenas 3,99% pra todos os clientes.
Diferente do pagamento feito com o saldo em conta, ao pagar no Pix com o cartão de crédito você envia o valor com o seu limite. Além disso, é possível parcelar em até 12x o valor enviado.
Essa é a opção perfeita pra pagar boletos de consumo via Pix, ou enviar valores para os seus amigos quando você não tem saldo na conta e precisa de um Pix parcelado.
O Pix QR Code é mais uma modalidade de pagamento e uma das opções que destacamos. Muito utilizado no dia a dia em estabelecimentos por trazer facilidade nos pagamento, esse é um código em imagem que deve ser lido com o aplicativo.
Basta abrir a câmera do seu aplicativo de pagamento na opção de “Pagar com QR Code” e escanear a imagem. Ao inserir o valor e enviar, o dinheiro vai direto pra a conta do proprietário do QR Code.
Nessa modalidade de pagamento não há taxa se o valor pago sair do saldo da sua conta. Empresas de consumo optam por disponibilizar o QR Code Pix para pagamento de fatura, diante disso é possível pagar com a forma de pagamento cartão de crédito com taxas de 3,99% no RecargaPay.
Uma das melhores opções para pagar com o Pix QR Code é pagar a sua conta em estabelecimentos, pagar delivery online ou contas de consumo. Afinal, algumas empresas de consumo enviam o QR Code Pix pra pagamento do boleto com praticidade.
Programando um Pix, os responsáveis pelo envio podem facilitar a administração de suas finanças. Afinal, com essa função do Banco Central é possível escolher o dia em que o dinheiro sai de sua conta, em seguida é enviado para o destinatário que recebe o valor.
Os responsáveis pelo envio do Pix só podem escolher o dia e não o horário, por ser padrão o envio sempre nas primeiras horas do dia escolhido para pagamento. Vale destacar que o Pix agendado não conta com nenhuma taxa e é feito somente com o saldo em sua conta.
Para programar um Pix Agendado é necessário:
Essa modalidade de Pix é excelente pra programar o pagamento das suas contas e evitar multas por atrasos. Além disso, você pode fazer agendamento de outras contas importantes em até 90 dias que é o prazo total.
Vale destacar que o responsável pelo envio do Pix pode cancelar o agendamento a qualquer momento. Essa é uma funcionalidade que entrega segurança, mas vem sendo utilizada por muitos golpistas pra aplicar golpes de pagamento em comerciantes e estabelecimentos.
O Pix Saque e Pix Troco permite maior facilidade pra pegar dinheiro em espécie. Apesar de não ser tão conhecido como as demais modalidade do Pix, faz um grande sucesso.
O Pix Saque permite que você vá a algum estabelecimento que forneça esse serviço e escolha a opção de enviar o Pix e sacar em espécie. Alguns caixas eletrônicos também permitem essa opção. A partir da 9ª retirada, uma taxa de R$ 6,90 será cobrada a cada novo saque.
O Pix Troco é similar ao Pix Saque, mas nessa opção o cliente leva o produto e na operação de pagamento via Pix envia um valor a mais pra receber o troco em espécie. Essa modalidade oferece diversas vantagens não só para o estabelecimento como para os clientes.
Para utilizar o Pix Saque e Troco é simples:
Essa é uma modalidade perfeita pra quem precisa de dinheiro em espécie. Além disso, permite mais segurança aos estabelecimentos por diminuir o volume de dinheiro em espécie no caixa.
O Pix Cobrança é uma funcionalidade criada também criada pelo Banco Central pra ajudar empresas e pessoas a realizar cobranças para clientes e amigos. Essa alternativa vem como uma opção ao típico boleto.
Criar um Pix Cobrança é muito fácil e prático até mesmo pra quem vai pagar. Nessa opção, um QR Code é gerado constando o valor do pagamento e ao ser pago, o valor cai diretamente na conta de quem gerou a cobrança.
Pra esse tipo de Pix também não há nenhum tipo de taxa para pessoa física e a cobrança acompanha um Pix Copia e Cola para aqueles que estão por algum motivo impossibilitados de usar o QR Code Pix.
Além disso, pessoas físicas e jurídicas podem fazer uso dessa funcionalidade com a possibilidadd de definir um título pra cobrança. Pra elaborar um Pix Cobrança é simples, basta seguir os seguintes passos:
Essa opção de pagamento é perfeita pra quem está recebendo com o Pix Cobrança. Além de reunir facilidade pra cobrar de seus clientes, o valor cai diretamente na sua conta de forma instantânea. Indicado pra quem trabalha com delivery ou pedidos online. Use também pra cobrar um amigo!
O pagamento via Pix reúne diversas vantagens, não é por acaso que atualmente soma mais de 100 milhões de transações diárias. Pra você ficar por dentro de como essa ferramenta pode beneficiar o seu dia a dia, confira a lista com 5 benefícios: