O Pix por aproximação é a nova ferramenta feita pelo Banco Central, que já liberou o acesso para algumas instituições, mesmo com o lançamento oficial previsto para o dia 25 de fevereiro de 2025.
Essa nova funcionalidade utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), e permite que o Pix por aproximação realize pagamentos apenas aproximando dois dispositivos compatíveis, como celulares ou smartwatches, sem precisar usar a Chave Pix e nem um QR Code.
O Pix por aproximação funciona de forma similar ao pagamento por aproximação com cartão de crédito, mas utilizando a tecnologia Pix.
No momento da compra, o estabelecimento seleciona a opção de Pix na maquininha, e o cliente desbloqueia o celular, aproxima o aparelho e autentica a transação.
Assim que a aproximação é feita, o pagamento é processado em tempo real, confirmando rapidamente a transação tanto para o cliente quanto para o lojista, sem a necessidade de escanear nenhum QR Code do Pix.
Além da praticidade, o Pix por aproximação também é seguro. Em valores menores, a transação pode ser concluída sem senha, apenas com a aproximação; para valores mais altos, é preciso autenticação adicional, como senha ou biometria
Para pagar com o Pix por aproximação, você precisa ter um celular com a tecnologia NFC ativada e vinculado a uma carteira digital compatível, como o Google Wallet, onde sua conta bancária ou aplicativo do banco esteja cadastrado.
No momento da compra, o lojista seleciona a opção de Pix na maquininha de pagamento, e você, com o celular desbloqueado, aproxima o aparelho.
Se a autenticação for solicitada basta realizada e aguardar. O pagamento vai acontecer na hora e você vai receber a notificação diretamente do seu celular.
A data de lançamento oficial do Pix por aproximação para todos os usuários e instituições financeiras é 28 de fevereiro de 2025.
Porém, embora a data oficial seja essa, alguns bancos e instituições financeiras já iniciaram testes e disponibilizaram a funcionalidade para alguns clientes de forma antecipada.
Sabendo disso, a implementação do Pix por aproximação depende da atualização dos terminais de pagamento em diversos estabelecimentos comerciais. Esse processo pode levar algum tempo para ser concluído em todo o país.
O Pix por aproximação pode usar utilizado por qualquer usuário, desde que ele tenha uma conta bancária vinculada ao sistema Pix e um dispositivo compatível com a tecnologia NFC.
Porém, nesse momento onde a liberação da ferramenta ainda acontece de forma gradual, é preciso aguardar que sua instituição ofereça a possibilidade de testar o serviço de maneira antecipada.
Além dos usuários finais, comerciantes que possuam maquininhas de cartão também poderão aceitar pagamentos via Pix por aproximação. Essa funcionalidade visa facilitar e acelerar as transações, tornando elas mais práticas e seguras para ambas as partes envolvidas.
O Banco Central ainda não divulgou se vai ser possível utilizar o Pix Parcelado na hora de enviar um Pix por aproximação, e precisamos aguardar que o serviço seja lançado para podermos conferir a funcionalidade.
Se for possível, a expectativa é que os pagamentos possam ser enviados em até 12x utilizando o RecargaPay, que cobra uma pequena taxa de 3,99% para enviar a transferência usando o Pix com cartão de crédito.
Uso pra pagar contas, fazer recargas e passar vendas na Maquininha. Só tenho coisas boas pra falar do RecargaPay. Dá pra sacar o dinheiro fácil e o App ainda oferece empréstimos. O atendimento ao cliente também é super competente e rápido.
Rossana Rios
Muito bom! Consigo pagar várias contas pelo App e ainda posso parcelar quando preciso. Também uso pra recarregar meu bilhete, fazer recarga de celular, usar o cartão pré-pago e fazer transferências.
Thais França
Simplesmente ótimo! Bem prático, tem várias funcionalidades e é muito fácil de navegar! Só faço recarga de celular através dele. Aproveitem pra baixar, vocês não vão se arrepender!
Linden Mary