O Pix cobrança é uma das funcionalidades do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil. Ele permite que empresas e pessoas físicas gerem cobranças através de códigos QR dinâmicos que podem ser pagos pelos usuários do sistema Pix.
Seu objetivo é oferecer uma alternativa rápida, segura e conveniente para o pagamento de contas e faturas, além de reduzir custos e fraudes. O Pix cobrança pode ser utilizado em diversas situações, como em comércios eletrônicos, para o pagamento de serviços, produtos ou boletos, entre outros.
O Pix cobrança é uma funcionalidade que permite que o recebedor gere uma cobranças por meio de QR Code. Esses códigos podem ser pagos por qualquer usuário do Pix através de seus dispositivos móveis, sem a necessidade de preencher informações como Chave Pix, dados pessoais ou valor a ser transferido.
Ele simplifica o processo de cobrança e, embora se trate de um código QR, o Pix cobrança também pode ser transformado em um código de Pix Copia e Cola, favorecendo as transações que são feitas de forma remota em que não há a possibilidade de realizar a leitura com a câmera.
O Pix cobrança funciona de forma muito simples, o recebedor gera um QR Code dinâmico que reúne as principais informações da cobrança que normalmente são os dados da conta, como a Chave Pix que receberá o pagamento e o valor a ser cobrado.
Com todas essas informações reunidas em um código fica muito mais simples realizar o pagamento da cobrança já que para o pagador resta apenas escanear o código, confirmar as informações e confirmar o pagamento.
Vale ressaltar que o Pix cobrança pode ser gerado ou pago por qualquer aplicativo de pagamento que seja vinculado ao sistema Pix, o que garante que possa ser utilizado independente dos bancos envolvidos na transação.
Assim como para pagar um Pix cobrança, pra cobrar com a ferramenta também é necessário estar cadastrado em uma instituição financeira. Pra realizar a cobrança pelo RecargaPay, você precisa seguir alguns passos simples:
Dessa forma, o pagador terá acesso ao seu QR Code dinâmico e também ao Pix Copia e Cola, permitindo que ele escolha o que for mais cômodo pra concluir a transferência imediata.
Assim como as demais transações realizadas entre pessoas físicas pelo Pix, o Pix cobrança também não possui taxas nesse formato. Entretanto, é importante ressaltar que existem instituições que taxam transferências Pix que envolvam pessoas jurídicas, por isso, consulte sua operadora de cartão pra saber as taxas que podem estar embutidas no serviço.
Aqui no RecargaPay, pessoas jurídicas também não pagam taxa do Pix pra utilizar o serviço, assim como as pessoas físicas. Seja pra cobrar ou receber, você terá acesso gratuito à funcionalidade.
Com o RecargaPay também é possível realizar o pagamento de um Pix cobrança com o saldo do seu cartão de crédito cadastrado. É uma excelente opção pra quem precisa realizar pagamentos mas não possui saldo em conta.
Nas transferências com cartão, existe a cobrança de uma taxa de 3,99% pra todos os clientes. É importante ressaltar que, embora existam outros aplicativos fornecendo a opção do Pix cartão de crédito, o RecargaPay pratica a menor taxa do mercado.
Embora o Pix cobrança possa ser utilizado por qualquer pessoa, é mais comum o seu uso em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços devido à sua praticidade, visto que o recebedor não precisa informar dados como o valor a ser pago ou a identificação do pagador, pois essas informações já são incluídas no QR Code gerado.
Isso agiliza o processo de pagamento e torna a transação mais rápida, o que também pode ser interessante para pessoas físicas que precisam criar um Pix cobrança pra receber pagamentos recorrentes em um valor pré-definido.
Com o Pix cobrança o processo de pagamento se torna mais rápido e seguro, reduzindo a necessidade de preenchimento de informações. Além disso, existem outros benefícios em utilizar a ferramenta, confira:
Embora tenham algumas semelhanças, o Pix Cobrança e o boleto bancário possuem algumas diferenças importantes.
O Pix Cobrança permite que o pagamento seja realizado instantaneamente, enquanto o boleto bancário tem um prazo de vencimento que pode variar de um a alguns dias úteis. Isso significa que o recebedor do pagamento pelo Pix tem acesso imediato aos recursos financeiros.
Outra diferença é a possibilidade de cancelamento da transação. No caso do boleto bancário, se o pagador não efetuar o pagamento até a data de vencimento, o recebedor precisa gerar um novo boleto ou cobrar o cliente por outros meios.
Já no Pix cobrança, é possível cancelar a transação antes que o pagamento seja efetuado, o que pode facilitar o processo de gestão financeira.