O QR Code do Pix é um um código visual, que funciona como uma chave Pix para enviar os pagamentos fazendo somente a leitura desse código.
O processo para fazer um QR Code Pix é bastante simples, e tudo que você precisa ter é uma chave Pix cadastrada.
Com ela, o passo a passo é:
Vale lembrar que não é obrigatório definir um valor para criar o QR Code do Pix. Dessa forma, quem envia o pagamento é que determina quanto vai ser enviado.
Se preferir, outro código fica disponível também, o Pix Copia e Cola. Com ele, você não precisa utilizar a câmera, basta copiar e colar.
Sim, você pode gerar os QR Code sem gastar nada por isso. Para as pessoas físicas, o Banco Central garante que todos os pagamentos pelo Pix sempre serão totalmente gratuitos.
Da mesma forma, as pessoas jurídicas têm taxa zero para enviar e receber pagamento utilizando o RecargaPay, seja pela chave Pix ou pelo código de pagamento.
O Pix QR Code pode ser utilizado em todas as situações, mas existem algumas onde ele se destaca, e são elas:
Oferecer o Pix como forma de pagamento é fundamental para todas as empresas, e contar com um QR Code facilita muito nesse processo, já que o pagamento com código demora até 10 segundos.
Quando o pagamento é divido por várias pessoas, criar um QR Code pode ajudar na hora de fazer o pagamento.
Criando um boleto com o QR Code, você garante agilidade na hora de receber o dinheiro, já que por ele o valor cai na hora.
Para imprimir o código QR do Pix você só precisa selecionar a opção “Imprimir”, depois de gerar utilizando o app RecargaPay. Em seguida, é só escolher como imprimir e pronto!
Assim, você facilita os seus pagamentos e pode deixar o código disponível na sua loja ou negócio, para que qualquer pessoa possa realizar o pagamento apenas apontando a câmera do celular, ideal para quem usa o Pix para empresas.
A maioria dos QR Codes gerados não tem prazo de validade, por isso, pode ser utilizado para os pagamentos em qualquer momento.
No entanto, isso não se aplica a todos os QR Codes disponíveis online. Alguns são temporários e foram criados para terem uma data de validade específica, que pode ser de dias ou até mesmo de alguns poucos minutos.
Depende. Quando você cria um QR Code tradicional, um número ilimitado de pessoas pode usar o mesmo QR Code Pix. De certa forma, é como se você criasse um atalho para o pagamento, onde cada pessoa pode ler e fazer a transação por conta própria.
Agora, se você quiser um QR Code para ser utilizado em uma única transação, essa opção também está disponível, e é utilizada normalmente por lojas on-line, que oferecem um código valido somente para aquele pedido.
Existem dois tipos de QR Code para Pix: estático e dinâmico. Cada um deles deve ser usado em diferentes situações, e as principais diferenças entre eles são:
O QR Code estático pode ser usado mais de uma vez para pagamentos. Ou seja, com um único QR Code é possível fazer várias transações. Ele pode funcionar como uma etiqueta de um produto de preço fixo, ou para simples identificação da chave Pix.
O QR Code dinâmico possui informações mais detalhadas como a identificação do recebedor, além do valor e de outros dados. Nesta opção o código muda constantemente, ou seja, em cada transação um QR Code diferente é gerado.
O QR Code Pix torna os pagamentos mais rápidos e práticos, pois os dados do destinatário e o valor já estão pré-configurados, reduzindo o tempo gasto com a inserção manual de informações.
O pagador apenas precisa escanear o código com a câmera do celular e confirmar o valor. Isso simplifica o processo e reduz o risco de erros ao digitar dados.
O QR Code reduz as chances de erros e fraudes, pois a transação é validada automaticamente através de informações pré-configuradas.
O código visual também limita a quantidade de dados pessoais que precisam ser compartilhados diretamente.