O empréstimo para carteira assinada se
desdobra em várias modalidades, cada uma com suas particularidades. Conhecer as principais delas é o melhor caminho para você entender qual se encaixa melhor na sua necessidade e no seu bolso.
Vamos detalhar as mais comuns:
Empréstimo Consignado
Este é, talvez, o tipo mais conhecido. No empréstimo consignado, o valor das parcelas é descontado diretamente da sua folha de pagamento. Para que ele seja uma opção, a empresa onde você trabalha precisa ter um convênio com a instituição financeira.
Como o pagamento é praticamente garantido, o risco de inadimplência é baixíssimo, o que permite a oferta de algumas das menores taxas de juros do mercado.
Antecipação de Salário
Diferente de um empréstimo tradicional,
a antecipação de salário é, como o nome diz, um adiantamento de um valor que você já teria direito a receber.
Geralmente, as empresas oferecem esse benefício, permitindo que o funcionário receba por dias já trabalhados antes da data de pagamento oficial. O valor adiantado é então descontado no próximo pagamento.
Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS
Essa modalidade permite que o trabalhador que optou pelo saque-aniversário do FGTS antecipe várias parcelas anuais de uma só vez. Nesse caso, o próprio saldo que você tem na conta do FGTS funciona como garantia da operação.
Por isso, essa opção costuma ser bem acessível, inclusive para quem está com o
nome negativado, e a contratação é feita de forma 100% digital.
Antecipação do 13º Salário
Seguindo a mesma lógica da antecipação de salário, aqui você pode adiantar o recebimento do seu 13º. Muitas instituições oferecem essa linha de crédito no início ou meio do ano, e o pagamento do empréstimo é quitado de uma só vez.
Empréstimo Pessoal
O empréstimo pessoal é uma linha de crédito aberta a diversos públicos, mas ideal para
trabalhados assalariados e de carteira assinada. Ao comprovar uma fonte de renda fixa e estável, sua análise de crédito se torna muito mais forte.
Isso aumenta consideravelmente as chances de aprovação e pode garantir que você consiga taxas de juros e prazos de pagamento bem mais interessantes do que os oferecidos a trabalhadores autônomos ou informais, por exemplo.