Entenda todo o passo a passo para pagar o seu imposto de forma simples, rápida e segura
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo que deve ser pago todos os anos à prefeitura de cada município. Até o início de 2024, a única maneira de quitar o imposto era por meio de boleto bancário. No entanto, a Prefeitura de Porto Alegre incluiu recentemente o Pix como uma nova opção de pagamento, simplificando a vida de muitos contribuintes. Por isso, vamos te explicar tudo que você precisa saber para efetuar o pagamento, seja pelo Pix ou pelo cartão de crédito.
Sim, o IPTU de Porto Alegre pode ser pago pelo Pix. Recentemente, a prefeitura da cidade disponibilizou essa opção tanto para o IPTU quanto para outros tributos e taxas.
O boleto de cobrança já vem com um QR Code, que deve ser escaneado no momento de efetuar o pagamento. Com isso, você não precisa de uma nova fatura, é só utilizar o código que já é adicionado.
Para realizar o pagamento do IPTU de Porto Alegre via Pix, o primeiro passo é ter o boleto em mãos, já que ele contém o QR Code para pagamento que vamos utilizar.
Com o código em mãos, você deve:
Se você preferir, também é possível usar o Pix com cartão de crédito para fazer o pagamento. O passo a passo é exatamente o mesmo, mas permite que você utilize qualquer cartão de crédito para parcelar o pagamento em até 12x, com a menor taxa do Brasil.
Sim, você pode. Para isso, você tem duas opções.
A primeira, como ensinamos, é utilizando o QR Code do Pix para o pagamento, e na hora de escolher como pagar, você só precisa cadastrar o cartão que deseja utilizar e realizar o Pix com cartão de crédito.
No entanto, também é possível fazer o pagamento pela opção tradicional do código de barras. Para isso, é preciso que você:
Vale lembrar que além do IPTU, você pode fazer o pagamento de qualquer conta e boleto com o cartão de crédito, desde que ela tenha o código de barras disponível para leitura.
Para parcelar, o procedimento é o mesmo do pagamento tradicional usando o app RecargaPay. A diferença é que, na hora de escolher a forma de pagamento, só precisa escolher o cartão e o número de parcelas.
Assim, você pode optar tanto pelo Pix Parcelado quanto pelo pagamento via código de barras. Ambas as opções permitem o parcelamento em até 12 vezes, seguindo as mesmas condições e exigências.
Existem diversos outros impostos em Porto Alegre que podem ser pagos diretamente pelo Pix, e os principais deles são:
Caso a conta não tenha o QR Code do Pix, não há problema. Você só precisa escanear o código de barras do boleto e efetuar o pagamento da mesma forma.