Recentemente o Banco Central anunciou a mais nova ferramenta para parcelar pagamentos, o Pix Garantido. Com ela, você vai poder dividir um Pix mesmo sem nenhum cartão de crédito.
Apesar de não ter compartilhado todos os detalhes, já podemos entender um pouco de como ela vai funcionar e quem pode ou não pode ser um candidato para os primeiros testes.
Sabendo disso, vamos te apresentar todas as informações sobre esse lançamento, para que você possa se antecipar e saber tudo o que você precisa.
O Pix Garantido vai ser uma forma de parcelar o seu pagamento tanto para uma compra isolada, quanto para um pagamento recorrente, como um serviço de assinatura por exemplo.
Em outras palavras, se você fizer uma compra de R$ 1.000, o Pix Garantido vai te dar a possibilidade de pagar 10 parcelar de R$ 100, mesmo sem nenhum cartão de crédito. Ou, se você tem um serviço de assinatura.
É dai que surge o nome “Garantido”, já que a instituição responsável garante que o pagamento vai ser realizado para o recebedor, mesmo que você não tenha o saldo disponível na data.
Ele vai funcionar, basicamente, de uma forma bem parecida com o Pix com cartão de crédito.
O Banco Central não divulgou a data exata da ferramenta, mas sabemos que vai ser em 2024.
Dessa forma, a ferramenta deve passar por um período de testes para usuários selecionados, e depois de validade, será liberada para toda a população.
Vale lembrar que os responsáveis por oferecer os serviços serão os bancos, por isso, serão eles que vão selecionar os usuários com base em análises internas de cada instituição.
Não, existem algumas diferenças. A primeira, é que o Pix Garantido é uma linha de crédito separada, onde o banco assegura que todos os pagamentos serão realizados na data devida, mesmo que o pagador não tenha o dinheiro.
Já o Pix Parcelado é uma opção criada pelas próprias instituições e não pelo Banco Central. Com ela, você utiliza um cartão de crédito para enviar o pagamento, como se fosse um Pix normal, e pagar somente na data de fechamento da sua fatura.
Por isso, apesar do objetivo final das duas funcionalidades ser bem parecido, a forma como elas acontecem é diferente.
Ainda não é possível enviar um Pix Garantido, já que a ferramenta não foi liberada para o público.Porém, existe a alternativa de usar o cartão de crédito para parcelar o pagamento de forma bastante similar.
Para isso, é preciso somente que você:
Baixe o aplicativo do RecargaPay
Clique em “Pix com cartão em 12x”
Digite a chave do destinatário
Escolha o valor
Selecione cartão de crédito como forma de pagamento
Selecione a quantidade de parcelas (Até 12x)
Confirme!
Vale lembrar que você pode utilizar qualquer cartão de crédito, mas o aplicativo oferece uma pequena taxa de serviço, de apenas 3,99%.
A modalidade ainda não foi lançada, mas espera-se com o seu lançamento que os usuários aproveitem algumas possíveis vantagens. A seguir separamos apenas algumas delas, saiba quais são as vantagens do Pix.
Fazer o parcelamento de compras antes era possível somente para quem possui um cartão de crédito. Agora, usuários podem garantir o parcelamento no envio do Pix mesmo sem cartão pois são pagamentos distintos.
Como o Pix Garantido não usa maquininha, você não precisa arcar com os juros de operações com maquininha. O parcelamento é feito no seu aparelho e assim é possível levar o mesmo produto sem pagar os juros do cartão de crédito, o que garante um menor preço.
Espera-se que ele tenha cobranças recorrentes e assim os usuários da modalidade tenham mais facilidade para administrar as suas finanças. De toda forma, já é uma modalidade muito aguardada que vem para entregar ainda mais possibilidades dentro do Pix.
A modalidade do Pix Garantido assim como as demais outras opções oficiais do BC vai estar disponível para todos a partir do seu lançamento. Os requisitos são apenas para abertura de conta, afinal, para o usar o Pix basta ter uma conta em um banco ou instituição financeira.
Os requisitos são:
Ter uma conta em uma instituição que ofereça o Pix
Cadastrar uma Chave Pix
Aguardar o lançamento
Cada usuário terá um limite pré-definido para usar em parcelamento no envio do Pix. Mas ao usar um valor “x” e parcelar, todo o valor é descontado do seu limite e volta após o pagamento de todas as parcelas.
Ao decorrer do conteúdo apresentamos o Pix Garantido que é uma nova modalidade que será lançada pelo Banco Central. Apesar de ser uma modalidade bem similar ao Pix Parcelado, são modalidades diferentes, pois a última usa o cartão de crédito.
Por fim, lembre-se que o Pix Garantido que será lançado também, pode ter cobrança de taxas, mas com a regulamentação do BC pode ser que haja um padrão entre elas. Até então, basta somente aguardar.
Não, são modalidades de pagamento com o mesmo propósito de parcelar o Pix. Mas funcionam de formas distintas.
O Banco Central ainda não se pronunciou a respeito, mas como há o parcelamento possivelmente haverá também a cobrança de taxas.
Espera-se que sim, pois ele será debitado da conta do cliente de forma automática ao fazer o envio do Pix.
O Banco Central tem no seu calendário previsão do lançamento dessa nova modalidade somente para 2024.