Com milhões de participantes do Brasil inteiro, as formas de pagar o Enem usando o Pix é fundamental para todos os participantes.
O Pix é o único método de pagamento que oferece o parcelamento da taxa de inscrição em até 12x, ideal para aqueles que precisam se planejar melhor. Sabendo disso, vamos te explicar tudo que você precisa saber.
Como pagar o Enem com Pix?
Antes de mais nada, é preciso se inscrever na prova pelo site do Enem. Dessa forma, na hora de concluir a sua inscrição, você deve selecionar o Pix como forma de pagamento.
Em seguida, o sistema vai gerar um QR Code para o pagamento. Com esse código em mãos é preciso que você:
Se não puder ler o código, não tem problema, você pode utilizar o Pix Copia e Cola para realizar o pagamento. Vale lembrar que você pode fazer tudo isso pelo Pix com cartão de crédito, podendo parcelar em até 12x com a taxa de 3,99%.
O Enem oferece diversas formas de pagamento, e as principais são:
Em todos os casos não há nenhuma cobrança de taxa adicional, o valor é sempre o mesmo para todas as formas de pagamento.
Todos que fazem a inscrição do Enem e não se encaixam nos critérios de isenção devem pagar o valor para fazer a prova. Em 2024 o valor ainda não foi anunciado, mas em 2023 a taxa de inscrição foi de R$ 85.
O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio e serve como um mecanismo de acesso ao ensino superior no país, utilizado por universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também por muitas instituições privadas como critério de entrada ou parte dele.
No Enem, a isenção da taxa de inscrição é concedida a candidatos que atendem a certos critérios socioeconômicos e educacionais definidos pelo INEP. Os grupos que geralmente têm direito à isenção incluem:
Os candidatos que se encaixam em qualquer um desses perfis devem solicitar a isenção durante o período especificado pelo INEP antes do início das inscrições regulares do Enem, através da Página do Participante. A aprovação da isenção depende da correta comprovação das condições declaradas.
Em 2024 as datas de inscrição do Enem serão entre os dias 6 e 15 de junho. Os pagamentos de inscrição poderão ser realizados até o dia 21/06.
Ou seja, quem se inscreveu e não tem isenção, tem até essa data para realizar o pagamento. Se ele não for feito, o candidato será desclassificado.
Certos critérios de isenção do Enem, como de pessoas de baixa renda, podem acontecer de forma automática na hora de se inscrever para a prova.
Nesses casos, como ela é aplicada automaticamente, a opção de pagamento nem aparece para o usuário. Por isso, se esse é o seu caso, não se preocupe, você não precisa realizar o pagamento.