Entenda de uma vez por todas como funciona o extrato do Pix e se é possível ou não apagá-lo.
O Extrato do Pix é o responsável por registrar todos os pagamentos realizados na sua conta utilizando o sistema, seja para enviar ou para receber as transações.
No entanto, muitas pessoas desejam saber como apagar o extrato do Pix para manter a privacidade. Por isso, vamos te explicar exatamente como ele funciona e quais são as regras.
Infelizmente, não há como apagar o comprovante de uma transação Pix, já que o Banco Central exige que todos os registros financeiros sejam mantidos.
Muitas pessoas querem saber como remover o extrato do Pix para aumentar a privacidade de suas transações, mas é fundamental manter esses registros.
Os extratos bancários são registros oficiais das suas atividades financeiras e podem ser necessários em situações como comprovação de renda para empréstimos ou na declaração anual do imposto de renda.
Por motivos de segurança, o Banco Central exige que os bancos mantenham registros de todas as transações financeiras, incluindo aquelas feitas para pagar com Pix.
Essa regra ajuda a garantir a segurança das transferências pelo Pix e a prevenir fraudes, como o golpe do comprovante de Pix falso, onde criminosos tentam validar uma compra com um comprovante adulterado.
Portanto, é crucial manter o registro das suas transações Pix no histórico e estar sempre informado para evitar fraudes.
Sim, o Pix agendado aparecerá no extrato da sua conta, mas com a data de agendamento e não a data de efetivação do pagamento.
Ele fica geralmente registrado como uma transação pendente ou agendada até que o valor seja efetivamente transferido na data marcada. Após a execução do Pix, ele aparecerá como uma transação concluída no extrato.
Um pagamento realizado via Pix fica registrado no extrato da sua conta de forma permanente, como qualquer outra transação bancária. Ele não expira ou é removido com o tempo.
No extrato, você poderá ver detalhes da transação, como o valor, a data e a hora do pagamento, o nome do destinatário e, em alguns casos, o motivo do pagamento, enquanto tiver acesso ao histórico do seu banco.
Sim, você pode arquivar temporariamente o comprovante de uma transferência Pix. Logo após a transação, é possível baixar ou salvar o comprovante no seu celular.
Assim, você mantém um registro da transação e melhora o controle financeiro sobre as movimentações da sua conta.